Quando a vida imita a arte.

indio

Abaixo um artigo de Marcelo Bulhões, de Castanhal-PA, sobre Belo Monte:

 

Avatar e Belo Monte: Uma reflexão da saga do Povo do Céu.

 

Muita gente que eu conheço ficou indignada com a manifestação do diretor de Avatar, James Cameron, contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Eu até entendo as razões da indignação. Mas, Cameron fez o que muitos daqueles que são contra a usina deveriam fazer e são indiferentes.

 

Assistindo ao filme dos seres azuis, dirigido por Cameron, foi impossível não fazer uma reflexão da ficção com a história que vivenciam hoje os índios da região do projeto da barragem.

 

No filme um povo que domina a tecnologia (chamado de Povo do Céu) quer explorar a natureza para extrair um mineral com altíssimo valor de mercado. A jazidaestá bem em baixo de uma frondosa árvore que serve de morada para o povo da floresta. Impossível não lembrar dos índios Caiapós e até mesmo da Serra de Carajás nesse momento.

 

Uma frase me chamou atenção num dado momento do filme onde o chefe da operação diz que, se for necessário se tornarão inimigos dos Navi para que, assim, possam enfrentá-los, destruí-los e tomarem o que desejam. Isto nos lembra alguma nação?

 

Quando olhamos pela a ética do mercado, o que é uma árvore para impedir a exploração dos recursos minerais? Para o povo da ficção a árvore era parte da vida, da história, da sobrevivência.

 

No mundo real o que aconteceu com os Incas? Com os Maias? Como desapareceram?

 

A construção da barragem no Xingú pode representar desenvolvimento para o Povo do Céu. Para os índios da região terras sagradas poderão submergir. Desaparecer. Pra mim e pra você isso até pode não representar grande coisa. Para eles, parte da vida, da história, da própria existência.

 

Se continuarmos pensando que este dilema não é diretamente meu, nem seu, a cada dia surgirá um novo Cameron para dar sua mensagem.

 

Em muitos casos a vida imita a arte. Na maioria das vezes, a arte imita a vida.

 

Marcelo Bulhões

Castanhal-PA

Postagens mais visitadas deste blog

Como foi a morte de Diana

As 14 Estações da Via Crucis

NOTA DE REPÚDIO DA OAB – SUBSEÇÃO DE RONDON DO PARÁ