Meu trabalho pelo Pará

Prefácio do livro “Tempo de Trabalho”, de Jader Barbalho.

 

img022“Minha vida pública começou bem cedo, na companhia de meu pai, Laércio Barbalho. Ao longo de minha carreira, vivi e me envolvi com os acontecimentos políticos e históricos da vida brasileira.

 

Dois anos antes de os militares tomarem o poder – em 1964 – eu já participava das lutas estudantis que viriam a ser a maior forma de resistência ao golpe militar.

 

Fui vereador, deputado estadual, quatro vezes deputado federal, duas vezes governador, duas vezes ministro, presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, presidente regional e nacional do PMDB. Ganhei projeção estadual e nacional.

 

Mas, tudo tem um preço, e o meu foi muito caro. Paguei o preço da inveja, da ignorância, do preconceito, da arrogância, da violência política. Tive de lutar contra os piores sentimentos e ações de grupos, não só locais, mas também os de influência nacional aos quais não me curvei. Lutei e ainda luto contra instituições que estão a serviço de uma seita chamada Mídia. Instituições que deveriam ter, exclusivamente, a responsabilidade de representar a sociedade na administração da Justiça, estão a serviço do escândalo noticioso e, ao lado de parte da imprensa, vivem de destruir biografias e aviltar cidadãos, como carrascos do atraso, da cegueira política e da estreiteza de caráter. São os fariseus de hoje.

 

De nada me arrependo. Das noites sem dormir, dos desafios aos poderosos, dos problemas de toda sorte. Nem de toda a perseguição e violência de que fui vítima, porque jamais procurei o consenso da minoria da minoria. A busca do homem público é sempre pelo julgamento e bem-estar da maioria da maioria. Isso eu consegui. Consegui a confiança e a solidariedade do povo do meu Estado. Sou uma liderança feita na luta e com experiência; um dos políticos mais influentes do Brasil, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a entidade que elege os “cabeças” do Congresso Nacional.

 

Há um ano, resolvi escrever no Jornal Diário do Pará, para falar sobre meu trabalho e também contribuir com o debate sobre os problemas do dia-a-dia da população. Este livro reúne os artigos publicados, além de fotos e reportagens de jornais sobre a minha vida pública. Aqui está parte do meu trabalho que apresento aos paraenses, na minha caminhada rumo ao Senado Federal. Ofereço minha história para ser analisada e comparada. Tenho certeza de que sou um candidato com experiência, conhecimento, capacidade de articulação e respeito no cenário nacional e isso é muito importante na hora de arregimentar votos e apoio para programas e projetos em favor do desenvolvimento do Pará e da Amazônia.

 

Ao povo que sempre me apoiou eu agradeço o crédito, a amizade e a honra de ter me tornado o político da história paraense com mais tempo de vida pública. Esse é o lado bom, o que me faz melhor, me deixa feliz. Lutei e tudo fiz pelo Pará – a minha pátria – o lugar dos meus primeiros passos e, com certeza, onde vou encerrar minha vida pública.”

Postagens mais visitadas deste blog

As 14 Estações da Via Crucis

Como foi a morte de Diana

NOTA DE REPÚDIO DA OAB – SUBSEÇÃO DE RONDON DO PARÁ