27 de ago de 2012

Em Defesa da BECA como Guarda da JUSTIÇA!

Shot003

Sinto-me grande, imensamente grande, dentro desta beca. Ninguém, neste mundo, maior do que eu dentro dela. Não por merecimento pessoal. Jamais por virtude própria. Vestido desta beca, estou armado defensor da Lei. Como defensor da Lei, sou Sacerdote do Direito. Como Sacerdote do Direito, sou Guarda da Justiça. Como Guarda da Justiça, sou Arauto da Verdade. Como Arauto da Verdade, aproximou-me intimamente de Deus, que é a fonte única, imanente e eterna da Verdade.

Por isso, dentro desta beca, ninguém, neste mundo, maior do que eu!

Que orgulho de ser ADVOGADO! Que audácia de dizer que ninguém nesse mundo maior que nós, ADVOGADOS!

Em discurso proferido pelo Mestre Aldebaro Klautau, como presidente da OAB/PA em 1957, o “ELOGIO DA BECA” é um marco histórico da advocacia paraense, que nos remete a grandeza e responsabilidade em sermos ADVOGADOS.

Conteúdo, verdade, coragem, independência, representatividade, honradez, dignidade..., eram virtudes imediatamente associadas ao ADVOGADO.

E hoje?... Que virtudes são a nós associadas!!??

Vimos nossa Instituição, pouco a pouco, ser relegada ao limbo da credibilidade e da representatividade. Nossa causa e a defesa de nossa profissão foram desvirtuadas.

A postura individualista, a falta de transparência e de priorização às conveniências e pretensões pessoais, permitiram transformar a Ordem em instrumento para satisfação de interesses umbilicais.

BASTA!!!

Chega de grupos sectários, compadrio e partidarização! Essa não é a Ordem que nos espelha.

A honradez de nossa profissão reclama uma OAB + Ética, + Coletiva e + Interativa. É chegada a hora em que até os calmos precisam se envolver na reconstrução do que é nosso e inerente a cidadania brasileira.

Somos ADVOGADOS, merecemos RESPEITO!

É nesse contexto que convocamos todos os ADVOGADOS a participarem desse movimento de resgate da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL e do justo orgulho de ser ADVOGADO, elevando-nos, novamente, ao patamar de:

NINGUÉM NESTE MUNDO MAIOR DO QUE NÓS!